A Luxação Patelar Recidivante é um problema relacionado à articulação do joelho, onde a patela (osso à frente do joelho), não se articula da forma ideal com a tróclea (porção do fêmur que deve articular-se com a patela), levando a instabilidades de graus variados, com sintomas que variam desde dor e desconforto até luxação de fato, quando ocorre o deslocamento da patela de sua posição habitual.
Este problema, que é muito comum em mulheres, pode ser congênito (desde o nascimento) ou apresentar-se durante a vida, com sintomas precoces e grosseiros ou de forma mais lenta e gradual, muitas vezes associado primeiramente a um episódio traumático como um entorse. Em geral, o paciente apresenta alterações anatômicas que o predispõem à luxação, levando assim a maioria dos pacientes a necessitarem de tratamento cirúrgico quando apresentam instabilidade importante e limitação funcional.
Tanto no pré como no pós operatório, é fundamental uma reabilitação fisioterápica adequada para o retorno às atividades normais.
Use os contatos sugeridos e agende uma avaliação para o seu caso!